quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Estava tudo na minha cabeça e ali ao lado no quarto..."


O Tiago Albuquerque é músico, faz cinema de animação e banda-desenhada. Felizmente para nós, também é ilustrador. O Nick propôs-lhe viajar até ao passado e transformar Simone de Oliveira e Madalena Iglésias em bonecas de papel a partir de um guião da Joana. Na volta do correio vieram uma das páginas mais apelativas de todo o livro. Ficámos curiosos em relação ao processo de trabalho. Aqui ficam as respostas do Tiago.



Desenhar bonecas de papel foi uma estreia para ti. Como foi a experiência?
É sempre fixe porque gosto muito de experimentar coisas diferentes e ainda por cima objectos gráficos antigos que já se perderam um bocado nos dias que correm.

Qual foi o maior desafio neste projecto?
Talvez tenha sido fazer os retratos reconhecíveis e graficamente fortes. Daí optar por um estilo mais "americano", que à-partida acho que casa muito bem com o objectivo da cena. 

Onde foste buscar a inspiração?
Claro que googlei muito "bonecas de papel", como faço sempre que parto para um trabalho. Acabei por escolher um estilo mais Daniel Clowes ou Chris Ware - sem que me esteja a comparar a eles, claro. Fiquei aquém da qualidade deles, mas, lá está, mesmo assim fiquei satisfeito com o resultado final.

E para a lingerie, estava tudo na tua cabeça?
Estava tudo na minha cabeça e ali ao lado no meu quarto... ;) Dei-lhe um toquezinho vintage enough, já que se tratava de ladies que viveram os 60s.

Bio
Tiago Albuquerque nasceu em Lisboa em 1982. Licenciado em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e em BD e Ilustração pelo Ar.Co Lisboa. O seu trabalho divide-se entre ilustração, animação, banda-desenhada e música. Colaborou com diversos jornais e revistas nacionais e ilustrou também para livros e capas de discos. Realizou o filme de animação Diário de Uma Inspectora, com argumento de João Paulo Cotrim, e My Music, com argumento de Luísa Costa Gomes. Como músico, toca com as bandas: Voodoo Marmalade, Soaked Lamb, Lousy Guru, Muri Muri, Rage Messengers, Garlic Naan.

Para conhecerem melhor o trabalho do Tiago, espreitem o blogue dele. Há lá coisas maravilhosas, como esta:








Sem comentários:

Enviar um comentário