Seis graus de separação
Como o Ié-Ié foi dos Beatles aos Rolling Stones.
Beatles -> Paul McCartney -> Jota Herre -> Carlos Mendes -> Sheiks -> Rolling Stones
Enquanto revolucionavam a música pop, os Beatles eram também uma das bandas mais populares dos anos 60 -- revolucionando a ideia de estrela pop. Pelo meio, tiravam umas férias e o Algarve era um dos destinos preferidos de pelo menos um deles.
Paul McCartney ficou hospedado no Hotel Penina no Verão de 1968. E foi no bar desse hotel de luxo que decidiu subir ao palco e tocar com a banda residente. Perto do final da actuação, McCartney improvisou uma canção a que chamou de “Penina” e ofereceu à banda do hotel, os Jota Herre.
Foi um toque de midas na carreira modesta dos Jota Herre que gravaram um EP com a canção de McCartney e gozaram como puderam o breve sucesso que lhes coube em sorte. A música viria a ser incluída numa compilação, “Songs That The Bealtes Gave Away”, mas não tocada pelos Jota Herre.
Carlos Mendes gravou a versão de “Penina” que é hoje conhecida pelos beatlemaníacos de todo o mundo. Mas antes de o fazer teve de pôr fim à sua banda de sempre, os Sheiks, curiosamente apelidados de “Beatles portugueses”.
Os Sheiks, formados por Mendes, Paulo de Carvalho, Fernando Caby e Jorge Barreto, tiveram grande sucesso em Portugal e até no estrangeiro. Depois de uma digressão por Brasil e França, foram convidados para fazer as primeiras partes de uma banda de renome mundial. Recusaram, porque o pai de um dos músicos não autorizou o processo de saída do país. A banda que os convidou chamava-se Rolling Stones.
A outra banda sensação dos anos 60, os Rolling Stones fizeram o que puderam para ser tão grandes como os Beatles, revolucionando a maneira como se comparam bandas até hoje.
Luís Leal Miranda não nasceu em Lisboa, nem nos anos 60, mas mudou-se para a capital há 11 anos e já jantou no bar Anos 60. Tem 29 anos, foi jornalista do Sol e do i, mas agora é criativo na Ivity. Em casa estão duas guitarras a ganhar pó. É uma pena.
Para perceber o que ele anda a fazer para não dar uso às guitarras - duas - é clicar nos links aqui em baixo:
Publicidade: www.behance.net/luislealmiranda
Imprensa: www.luislealmiranda.carbonmade.com/
Facebook: www.facebook.com/luislealmiranda
Sem comentários:
Enviar um comentário