quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Horácio Novais, o homem por trás desta foto

Uma das melhores coisas de fazer este livro foram as surpresas. Histórias, personagens, objectos, tantas coisas tão boas já esquecidas ou apenas escondidas. A foto com que arrancamos para Lx60 foi uma dessas surpresas. Bem como o homem que a tirou, o fotógrafo Horácio Novais - "Novaes", na origem.

Estação do Saldanha. Próxima paragem: Lx60!

Ambiente na Estação do Saldanha. Não entrou mas esteve na nossa lista

*Os Novais eram uma família de fotógrafos. Horácio (1910-1988) era filho de um - Júlio (1867-1925) - e sobrinho de outros dois - António (1855-1940) e Eduardo (1957-1951). O irmão, Mário (1899-1967), também seguira a tradição familiar. Horácio começou aliás por trabalhar com ele e também no jornal O Século, como fotojornalista e ainda responsável pelo trabalho de laboratório.

O Estúdio Horácio Novais abre portas em 1931. Ao longo de 50 anos, cristaliza a vida de Lisboa, da arquitectura às peixeiras, do comércio aos bairros populares. O fotógrafo participa em concursos - em Junho de 1947, ganha o primeiro prémio na Exposição Primavera em Flor do Instituto Superior de Agronomia com a foto Tulipas - , colabora com alguns dos melhores arquitectos da época, faz fotografia institucional, industrial, publicidade, sem nunca afastar o lado documental.

Alfama

Cais da Ribeira

O espólio de Horácio Novais compreende quase 50 mil documentos. E uma parte siginificativa está online através do Flickr no photostream da Biblioteca de Arte - Fundaçao Calouste Gulbekian. Foi lá que a Ágata Xavier mergulhou na pesquisa de imagens para Lx60 e foi lá que outras pessoas da equipa se perderam, maravilhadas com surpresas atrás de surpresas, a tentar absorver o espírito da época. 


 Praça do Areeiro

Restauradores

Foi do mesmo site que levámos emprestadas estas fotos que aqui mostramos em jeito de teaser (ou, em português, provocação). Vale a pena ir conhecer. E aproveitar para espreitar as restantes colecções, incluindo a de Mário Novais

Campanha da Nestlé com um dos famosos bebés Nestlé. Quem arrisca um percentil?

*Informação retirada do site do Centro Português de Fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário