sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lx60


Mas como viviam as pessoas em Lisboa nos anos 60? Saíam à noite? Ligavam a moda? Que música ouviam? O que as entusiasmava? Como se divertiam? Estava-se em pleno Estado Novo, a Guerra Colonial quase a rebentar, havia censura, repressão. Mas e o resto?

Foi de um conjunto de perguntas como estas que nasceu a ideia para Lx60: uma cápsula do tempo que cristalizasse os lugares, as personagens e os episódios que marcaram a vida na cidade durante toda a década, sem esquecer o contexto político. Um exercício de memória - muito mais do que de nostalgia.


Sempre foi claro para nós que Lx60 seria um objecto de prazer, viagem tão compensadora para quem vê, lê e sente, como para quem a preparou. Em vez de uma lista exaustiva de temas, desenhou-se uma selecção significativa de grandes e pequenas histórias, cada uma contada à sua maneira. 


Este blog é o desejado prolongamento do livro, onde prometemos partilhar alguns dos pormenores de bastidores e esperamos continuar a viajar no tempo. Por um lado, com a partilha de episódios e materiais que ficaram de fora. Por outro, com a colaboração de todos os leitores que quiserem participar.Esperamos que gostem.


Joana Stichini Vilela e Nick Mrozowski

1 comentário:

  1. Não conhecia.

    Estive a ouvir a sua entrevista com o Pedro Rolo Duarte e o João Govern no "Hotel Babilónia".

    Fiquei entusiasmado com a ideia de rever os anos 60 da maneira como foi aflorada na entrevista.

    Nessa época andei mais por Leiria, Viseu, Porto, Moçambique...

    Felicidades

    ResponderEliminar