quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Estava tudo na minha cabeça e ali ao lado no quarto..."


O Tiago Albuquerque é músico, faz cinema de animação e banda-desenhada. Felizmente para nós, também é ilustrador. O Nick propôs-lhe viajar até ao passado e transformar Simone de Oliveira e Madalena Iglésias em bonecas de papel a partir de um guião da Joana. Na volta do correio vieram uma das páginas mais apelativas de todo o livro. Ficámos curiosos em relação ao processo de trabalho. Aqui ficam as respostas do Tiago.



Desenhar bonecas de papel foi uma estreia para ti. Como foi a experiência?
É sempre fixe porque gosto muito de experimentar coisas diferentes e ainda por cima objectos gráficos antigos que já se perderam um bocado nos dias que correm.

Qual foi o maior desafio neste projecto?
Talvez tenha sido fazer os retratos reconhecíveis e graficamente fortes. Daí optar por um estilo mais "americano", que à-partida acho que casa muito bem com o objectivo da cena. 

Onde foste buscar a inspiração?
Claro que googlei muito "bonecas de papel", como faço sempre que parto para um trabalho. Acabei por escolher um estilo mais Daniel Clowes ou Chris Ware - sem que me esteja a comparar a eles, claro. Fiquei aquém da qualidade deles, mas, lá está, mesmo assim fiquei satisfeito com o resultado final.

E para a lingerie, estava tudo na tua cabeça?
Estava tudo na minha cabeça e ali ao lado no meu quarto... ;) Dei-lhe um toquezinho vintage enough, já que se tratava de ladies que viveram os 60s.

Bio
Tiago Albuquerque nasceu em Lisboa em 1982. Licenciado em Artes Plásticas/Escultura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e em BD e Ilustração pelo Ar.Co Lisboa. O seu trabalho divide-se entre ilustração, animação, banda-desenhada e música. Colaborou com diversos jornais e revistas nacionais e ilustrou também para livros e capas de discos. Realizou o filme de animação Diário de Uma Inspectora, com argumento de João Paulo Cotrim, e My Music, com argumento de Luísa Costa Gomes. Como músico, toca com as bandas: Voodoo Marmalade, Soaked Lamb, Lousy Guru, Muri Muri, Rage Messengers, Garlic Naan.

Para conhecerem melhor o trabalho do Tiago, espreitem o blogue dele. Há lá coisas maravilhosas, como esta:








Lx60 na Time Out e no jornal A Bola

A Time Out dá-nos cinco estrelas...




 e A Bola chama "espantoso" ao Lx60.

Podíamos pedir mais?

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Lx60 na rádio e nos jornais

Sexta-feira
Jornal de Negócios






Sábado
Antena 1 - Hotel Babilónia com Pedro Rolo Duarte e João Gobern

Jornal i













Domingo
Sol, com Lusa


Terça-feira
Público



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Que bonecas!

Logo em 1960, a vitória de Madalena Iglésias tanto no concurso de Rainha da Rádio como no de Rainha da TV ajuda a lançar a rivalidade - real ou fabricada - entre ela e Simone de Oliveira. Com personalidades cada vez mais contrastantes, as duas alfacinhas atraem legiões de admiradores, enchem páginas de revistas, e tornam-se símbolos máximos do nacional-cançonetismo. Como acrescentar alguma coisa a uma história já contada tantas vezes? Assim:


A nossa homenagem às duas cançonetistas inclui as canções que levaram à Eurovisão, os vestidos mais invejados e algumas particularidades de ambas, dos cigarros e irreverência de Simone aos quilos de partituras que Madalena carregava em todas as viagens. Aqui em baixo pode fazer o download de uma versão especial das bonecas de papel para o blogue. É só imprimir, recortar e imaginar. O ilustrador Tiago Albuquerque deu-lhes todo o sex-appeal que tínhamos imaginado - e criou a lingerie de raiz.




(Para breve, a entrevista com o Tiago, em que ele conta onde foi buscar inspiração para criar estas duas sereias)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Passageiros e mirones

O Metropolitano de Lisboa abre as portas ao público a 30 de Dezembro de 1959, mesmo a tempo da nova década e ao fim de quatro anos e meio de trabalhos de construção. A partir de 1955, os lisboetas assistem intrigados às ambiciosas obras que esventram algumas das principais artérias da cidade. A curiosidade é tanta que o Metropolitano de Lisboa cria janelas nos tapumes para toda a gente poder espreitar à-vontade. Cria até várias edições do "Manual do Mirone", em que disponibiliza informações sobre o que se passa e passará debaixo da terra. Fala-se da rede do metro, das estações, das composições. Segue-se uma outra publicação, o "Manual do Passageiro", com indicações úteis como: "não se deve tentar entrar por canais fechados, nem utilizar as escadas mecânicas no sentido contrário da sua marcha." Por fim, é a vez do locutor Artur Agostinho apresentar um curto filme em que se explica como usar de forma correcta este novo meio de transporte.

Infelizmente, nunca conseguimos ver o filme nem sabemos se resta alguma cópia, mas os manuais ainda podem ser consultados. Aqui ficam as bonitas capas de três deles.



(Imagens gentilmente cedidas pelo Metropolitano de Lisboa)

Lx60 na revista Sábado




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lx60


Mas como viviam as pessoas em Lisboa nos anos 60? Saíam à noite? Ligavam a moda? Que música ouviam? O que as entusiasmava? Como se divertiam? Estava-se em pleno Estado Novo, a Guerra Colonial quase a rebentar, havia censura, repressão. Mas e o resto?

Foi de um conjunto de perguntas como estas que nasceu a ideia para Lx60: uma cápsula do tempo que cristalizasse os lugares, as personagens e os episódios que marcaram a vida na cidade durante toda a década, sem esquecer o contexto político. Um exercício de memória - muito mais do que de nostalgia.


Sempre foi claro para nós que Lx60 seria um objecto de prazer, viagem tão compensadora para quem vê, lê e sente, como para quem a preparou. Em vez de uma lista exaustiva de temas, desenhou-se uma selecção significativa de grandes e pequenas histórias, cada uma contada à sua maneira. 


Este blog é o desejado prolongamento do livro, onde prometemos partilhar alguns dos pormenores de bastidores e esperamos continuar a viajar no tempo. Por um lado, com a partilha de episódios e materiais que ficaram de fora. Por outro, com a colaboração de todos os leitores que quiserem participar.Esperamos que gostem.


Joana Stichini Vilela e Nick Mrozowski